Vender mais não é sinônimo de melhor resultado

Sua equipe de Vendas está preparada a ter foco em resultado?

Quando você olha para dentro de sua empresa, você crê que toda sua equipe comercial está realmente preparada para atingir as metas financeiras estabelecidas?

Eles sabem realmente quais são as metas, o que elas significam e principalmente, como são apuradas?

Quando você tem uma equipe de Vendas preparada para fazer boas negociações comerciais, tendo a segurança e a visão de que aquela negociação vai realmente gerar a Margem de Contribuição projetada no orçamento, que o mix de produtos vendidos, bem como os descontos praticados, foram uma combinação financeiramente saudável para os objetivos da empresa, e que a decisão tomada estava realmente alinhada com o planejamento estratégico preparado junto com a equipe de Marketing, podemos dizer que esta equipe começa a ter um diferencial competitivo que pode alavancar os resultados esperados pelos acionistas.

Quando não temos a equipe treinada e preparada nos conceitos financeiros, é muito comum ouvirmos a seguinte pergunta do profissional de vendas, na hora da apuração do resultado:

“Como eu não atingi o resultado, se eu vendi 15% a mais de volume? Ou então, eu realizei 10% a mais de faturamento?”

E esta situação é muito comum na grande maioria das empresas, pois os profissionais não conhecendo a importância da tríade mix x volume x preço, e como ela afeta no resultado financeiro, eles podem muitas vezes vender mais volume, ou faturar mais que a sua meta, porém trazer um resultado financeiro abaixo do que estava projetado.

Esta situação, além de poder causar desbalanceamento na cadeia de planejamento da empresa, pode trazer uma grande frustração à equipe de vendas.

Um dos grandes diferenciais competitivos que a sua empresa pode ter, é uma equipe de vendas preparada também para tomar as melhores decisões financeiras.

Toda a organização deve estar alinhada com o pensamento de geração de valor e com foco em resultado.